ARREDORES DO SAPIENS PARQUE

Jurerê

A região de Jurerê se divide entre dois bairros: Jurerê Internacional, mais a oeste; e Jurerê Tradicional, mais a leste. Esta última reúne os moradores mais antigos da região e têm como característica a conservação da cultura local. Já a sua porção mais nova compreende um empreendimento imobiliário que teve a sua ocupação planejada, e é caracterizado por hotéis e casas de luxo.

A região apresenta boa infraestrutura urbana com vias largas. Sua rede de serviços é bastante diversificada: engloba redes de supermercados até consultórios e clínicas médicas e escolas de mergulho.

Eventos como o festival de música Jurerê Jazz promovem a cultura em um bairro que é conhecido internacionalmente por suas casas noturnas, festas, shows e premiados restaurantes. Com praias mais calmas, os esportes náuticos se destacam na região com a presença de marinas.

Canasvieiras

Ao lado de Jurerê, Canasvieiras é considerada um dos balneários preferidos dos turistas sul-americanos. Por esse motivo, a maior parte dos estabelecimentos possuem atendimento bilíngue, além de apresentar excelente infraestrutura turística com hotéis, pousadas, apart-hotéis e flats. Também possui posto de saúde, supermercados 24 horas, agências bancárias e bares, que animam a vida noturna local.

Em novembro de 2015, foi inaugurado no bairro o Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira que conta com 17,9 quilômetros quadrados construídos e com espaço para shows, auditórios, lojas, camarins e praça de alimentação. Para melhorar a mobilidade da região, foi entregue também o elevado de Canasvieiras, principal acesso à SC-401 ao bairro vizinho de Cachoeira do Bom Jesus.

Cachoeira de Bom Jesus

Também muito popular entre os turistas, a Cachoeira do Bom Jesus reúne visitantes de diversas nacionalidades e culturas durante o verão. O bairro, nomeado por conta de sua cachoeira que deságua no mar, concilia um cenário mais tranquilo, mas sem se distanciar dos serviços, já que Cachoeira e Canasvieiras estão separadas apenas pelo Rio Braz.

A Cachoeira do Bom Jesus possui restaurantes de diversas especialidades e supermercados de médio e pequeno porte.

Ingleses do Rio Vermelho

Ingleses do Rio Vermelho, ou Ingleses- como é conhecido-, é um dos bairros com maior infraestrutura no Norte da Ilha, até porque é o que possui o maior número de residentes fixos. Com dois acessos, a SC-401 (que liga o centro ao Norte) e a SC-403 (que liga a região leste ao Norte), o bairro Ingleses engloba o Sítio do Capivari e a Praia do Santinho, onde está o multipremiado Costão do Santinho Resort.

Além do famoso empreendimento, que apresenta o maior centro de eventos do país, o local possui uma unidade de conservação no Morro das Aranhas categorizada como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Na trilha que liga a região à praia seguinte é possível ver inscrições rupestres milenares.