CONCEITO

O Sapiens Parque segue um modelo conceitual chamado de 4×4. São 4 grandes subsistemas – Pilares, Clusters, Estrutura e Atores – que são compostos por outros 4 elementos que direcionam toda a atuação do parque.

4x4

Conheça cada um dos sub-elementos a seguir:

pilares

Pilares

Scientia

Unidades acadêmicas e de P&D voltadas para a geração de conhecimentos científicos e tecnológicos avançados.

Artis

Galerias, Escolas, Museus e outras iniciativas de Arte e Cultura que contribuam para agregar o fator humano e gerar um ambiente criativo.

Naturallium

Projetos e empreendimentos voltados para a preservação e sustentabilidade ambiental do parque e ecossistemas conectados.

Gens

Ações e programas de promoção de qualificação, desenvolvimento regional e integração positiva do Sapiens com o entorno da região.

clusters

Clusters

Concentramos empresas de 4 áreas básicas: Tecnologia, Turismo, Serviços e setor Público:

Tecnologia

Empresas e empreendimentos inovadores, principalmente nas áreas de Energia Sustentável, Economia Criativa, Life Sciences e TICs. Apoio e desenvolvimento a projetos tecnológicos referências no mundo todo.

Mecatrônica

Mecatrônica é uma das áreas mais recentes entre as Engenharias e engloba de forma interdisciplinar conhecimentos de mecânica, eletrônica e tecnologia da informação. Trata­-se de um setor da inovação com grande potencial de crescimento e trabalha com o desenvolvimento e implantação de sistemas industriais e de alta complexidade tecnológica. Conheça alguns desses projetos abaixo.

Energia

Um dos grandes desafios para a construção de um mundo sustentável por nossas fontes de energia. Por isso, o Sapiens apoia projetos destinados à geração de energia limpa, como os que você pode conhecer abaixo.

Life Sciences

Compreender cientificamente nossa vida e o meio ambiente em que vivemos faz parte do que chamamos de evolução. Esse importante espaço do Parque abriga projetos e pesquisas que envolvem o estudo de organismos vivos e o desenvolvimento de biotecnologia.

Economia Criativa

A criação de um ambiente que permita a união de talentos de diferentes áreas e favoreça o desenvolvimento de ideias geradas através deles é um dos grandes objetivos do Sapiens Parque. A Indústria Criativa já demonstra grande potencial empreendedor e o apoio a essas iniciativas potencializa os modelos interdisciplinares de negócios e espaços de coworking.

Turismo

Equipamentos e empreendimentos para promoção do turismo de alto valor agregado baseado em eventos, cultura, comércio e esportes. Promoção do turismo na região através da valorização do potencial local expandido globalmente.

Eventos e Negócios

Espaços projetados especialmente à realização e promoção do turismo de negócios fazem parte da estrutura do Sapiens Parque, viabilizando grandes eventos do segmento na cidade e região.

Comércio e Gastronomia

Espaços para o desenvolvimento do comércio local e roteiros da gastronomia daqui reforçam o compromisso do Sapiens com a difusão e valorização da cultura da região.

Lazer e Entretenimento

Espaços de lazer e entretenimento com estrutura completa para realização de shows, competições esportivas e artísticas, feiras e eventos. Uma agenda diversificada para levar mais bem­-estar e diversão à comunidade.

Serviços

Empresas e profissionais em áreas de serviços empresariais (gestão, finanças, jurídico, etc.) educação e treinamento, saúde, hospitais, clínicas, etc. Nosso portfólio de prestação de serviços é otimizado a cada dia para melhor atender a todos.

Suporte Empresarial

A prestação de serviços empresariais oferece suporte para os empreendimentos instalados no Parque através de qualificação, apoio e assessoria especializada.

Educação

Espaços educacionais que abrigam projetos para formação e capacitação de profissionais e jovens talentos.

Saúde

Espaços equipados para atendimento médico, farmácia e outros centros especializados em saúde estão disponíveis à sociedade.

Público

Projetos, unidades avançadas e iniciativas inovadoras no âmbito do setor público que venham a estimular e apoiar a inovação no Estado. O setor público tem presença importante no Sapiens Parque. Diversas soluções e empreendimentos já estão instalados e à serviço da comunidade.

Unidades de Referência

Empreendimentos de excelência com tecnologia de ponta em diversas área da inovação.

Soluções para o Cidadão

Visando integrar inovação e tecnologia com a comunidade, o Sapiens Parque conta com espaços direcionados ao cidadão, em que todos são convidados a conhecer e interagir com o empreendimento.

estrutura

Estrutura

Infraestrutura Urbanística

Conceito de “laboratório urbano” no âmbito dos sistemas físicos, comunicação, edificações sustentáveis, etc.

Infraestrutura da Região

Integração do Parque com os sistemas de infraestrutura urbana da cidade, aeroportos, mobilidade etc.

Pessoas

Programas e ações voltados para a formação/qualificação de pessoas e para a oferta de qualidade de vida dos profissionais.

Capital

Estratégias e modelos profissionais para atração de investimentos de venture capital, real estate/imobiliário e políticas de incentivo à região.

pessoas

Atores

Governo

Pessoas e órgãos do governo nos âmbitos federal, estadual e municipal e nos segmentos executivo, legislativo e judiciário.

Empresas

Empresas que deverão se instalar e operar no Sapiens, empresas de investimento e construção, parceiros de negócios, etc.

Academia

Universidades, centros de P&D, pesquisadores e outras instituições geradoras de conhecimentos.

Sociedade

Entidades organizadas da sociedade civil com interesse em interagir com o Sapiens ou mesmo se implantar no Parque.