HISTÓRIA

Acompanhe o desenvolvimento do Sapiens Parque e viva esse sonho com a gente.

Florianópolis

Florianópolis, cidade brasileira capital do Estado de Santa Catarina, conhecida também como “Ilha da Magia”. Situa-se no litoral catarinense, e conta com uma parte insular (ilha de Santa Catarina) e outra parte continental incorporada à cidade em 1927, com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz – com 820 metros de comprimento.

O plano da cidade originou-se a partir da Praça XV de Novembro, que se estende até o pé da colina onde se eleva a Catedral Metropolitana de Florianópolis. A articulação dos bairros e subúrbios faz-se através de ruas ou avenidas, de longo e sinuoso traçado, entre o mar e as encostas dos morros. Apesar das sensíveis modificações que construções modernas introduziram, a paisagem urbana guarda ainda o aspecto arquitetônico colonial.

Florianópolis é reconhecida como um dos grandes polos criativos do mundo e o Sapiens Parque faz parte da Rota que liga a inovação na cidade. 

Qualidade de Vida

Florianópolis é conhecida como um lugar encantador, e tal fator não se deve apenas às belezas naturais em abundância por aqui. Em 2013, foi eleita a capital brasileira com a melhor qualidade de vida no levantamento de IDH divulgado pelas Nações Unidas, com destaque para o aumento da renda e o nível de educação. A Ilha da Magia também foi considerada uma das 10 cidades mais dinâmicas para fazernegócios pela revista internacional Newsweek e um dos melhores destinos turísticos do planeta pelo jornal americano New York Times. Prêmios não faltam, como o de “A cidade mais amigável do mundo” pela revista especializada em viagens Condé Nast Traveller e “The Silicon Valley on The Sea” pela revista Global Media. São mais provas de que Florianópolis é um lugar único para viver e receber novos visitantes.

Fpolis DT

Infraestrutura

Quem se instala em Florianópolis conta com uma infraestrutura preparada e em constante melhoria. São várias frentes de investimentos públicos e privados sendo aplicados em projetos que vão desde o sistema viário, passando pela construção de novos centros de inovação, fontes de energia limpa, qualificação de profissionais, organização de grandes eventos, até equipamentos de última geração para o desenvolvimento tecnológico e criativo.

Muitas dessa ações já são realidade e outras estão sendo planejadas para transformar a cidade num ambiente com condições perfeitas ao desenvolvimento inovador.

Políticas Públicas

O compromisso e incentivo público à Indústria Criativa também são destaques na Capital Catarinense. Um exemplo é a regulamentação da primeira Lei de Inovação Municipal, uma atitude pioneira no país que significa um marco legal para atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento do setor. Além do acesso facilitado a orgãos estaduais e federais, a administração pública se mostra cada vez mais próxima e disposta a trabalhar lado a lado da classe criativa, a Rota da Inovação é uma iniciativa dessa parceria que visa consolidar Florianópolis como um polo global de inovação. São mais oportunidades para boas ideias se transformarem em grandes negócios e desenvolver todos os setores econômicos da cidade.

RH

A inovação já é realidade em Florianópolis e o amplo crescimento do setor começa nas pessoas que aqui vivem. Profissionais de perfil empreendedor e com sede pelo novo encontram espaço para o desenvolvimento de suas ideias nas universidades públicas e privadas que são referências no país, institutos voltados à inovação e tecnologia, e cursos técnicos que estimulam a criatividade em diferentes áreas de atuação. Apesar do Brasil ser um exportador de talentos na área, a diversidade e riqueza cultural encontrados por aqui se tornam diferenciais que atraem e mantêm talentos na Ilha, que já vê no mercado da inovação uma das maiores fontes de renda com um potencial crescente nas vagas de emprego. Tudo isso garante mão­de­obra qualificada para novas empresas e projetos e o desenvolvimento da classe inovadora na região.

Suporte

Em Florianópolis a inovação é feita de forma colaborativa e conectada. Orgãos públicos, privados e outras instituições de apoio trabalham em convergência para fortalecer o segmento. O projeto Rota da Inovação mapeou todos esses pontos que conduzem a Indústria Criativa da Ilha e que serão a base para expansão inovadora de toda região.

Rota da Inovação

A Rota da Inovação é formada por sete pontos nodais de inovação e seus capilares. Ela parte do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que vai receber os turistas, empresários e pesquisadores que vêm a Florianópolis em busca dos conceitos estabelecidos para o pólo de inovação e se encerra no Sapiens Parque que é um dos mais importantes parques tecnológicos do país, passando pela, UFSC, UDESC, ParqTec Alfa, Centro Administrativo de SC dentre outros pontos de grande importância para a área de empreendedorismo e inovação. Conheça mais sobre o projeto em Venha inovar com Floripa.

Sapiens Parque

O Sapiens Parque é definido como um parque de Inovação que foi concebido para promover o desenvolvimento de importantes segmentos econômicos de Florianópolis, atuando na promoção da ciência, tecnologia, meio ambiente e turismo,a fim de garantir a construção de experiências únicas, criativas e inesquecíveis. Trata-se de uma parceria entre a Fundação de Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e o Governo do Estado de Santa Catarina cujo início de sua história acontece em meados de 1999, quando após uma viagem de estudos, Marcelo Guimarães e José Eduardo Fiates criaram um projeto chamado “Sonho Semente”, a ideia inicial.

Histórico

2001: Início do projeto

Em 20 de abril acontece a celebração do Acordo de Cooperação entre fundação CERTI e Governo do Estado de Santa Catarina / CODESC para concepção e desenvolvimento do Sapiens Parque

2002: Formalização Jurídica

Criação da Sociedade de Propósitos Específicos Sapiens Parque S.A. em 13 de dezembro

2004: Viabilização Urbanística

Aprovação da Lei Complementar 134/04 de Alteração do Zoneamento do Sapiens Parque em 9 de janeiro

2005: Viabilização Sócio-Ambiental

Liberação em 14 de setembro da Licença Ambiental Prévia do Sapiens Parque

2006: Primeiras Operações

Inauguração do Marco Zero do Sapiens Parque em 5 de abril

2009/1: Viabilização da Comercialização

Aprovação do Condomínio Horizontal e Projeto Específico de Urbanização do Sapiens Parque em 7 de janeiro

2009/2: Primeira parceria com a Academia

Lançamento em 30 de novembro das Obras de Implantação do INPETRO/UFSC no Sapiens Parque

2010: Primeiro Centro de Inovação

Inauguração das instalações do InovaLAB – Centro de Inovação do Sapiens Parque em 28 de setembro

2013: Primeira parceria com empresa

Início em 10 de janeiro das obras de implantação da Sede da Softplan no Sapiens Parque

2014: Primeira infraestrutura

Marco de Conclusão das Obras da Infraestrutura da Fase Zero do Sapiens Parque em 13 de junho

Situado no Norte da Ilha, em uma área nobre de Florianópolis e com um total de mais de quatro milhões de metros quadrados, é um espaço no qual potencializam-se oportunidades de desenvolvimento sustentável para empresas,governo, universidades, centros de pesquisa, sociedade, bem como para a região e para a cidade, tendo como objetivo torna-se um ponto de referência no país.Seu conceito baseia-se no fornecimento de grande infraestrutura e espaço capaz de abrigar empreendimentos, projetos, e outras iniciativas estratégicas dos mais diversos escopos para o desenvolvimento de inovação, networking, sustentabilidade, cooperação e cocriação.

Sapiens em Números

4.315.680

Área total do Sapiens Parque

1.300.000

Potencial máximo construtivo

2.400.000

Área verde e área natural reservada

115.000

de Lagos

R$ 1.200.000.000

Arrecadação de impostos na fase de implementação

R$ 2.430.000.000

Investimento nos 20 anos iniciais

27.000

Empregos diretos

33.000

Empregos indiretos

257

Unidades condominiais

17 km

Sistema viário

6.800 vagas

Estacionamento privado

27.200 vagas

Estacionamento público